quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Administração Aplicada à Farmácia Hospitalar

O hospital é uma organização de natureza social que tem por finalidade produzir e oferecer serviços de saúde à população.
Para uma organização se estabelecer e alcançar seu objetivo é essencial uma administração eficaz.
Os hospitais evoluíram desde pequenos grupos estruturados informalmente até as grandes e complexas organizações dos dias atuais. As modificações observadas buscaram sempre a adequação dos esforços humanos, procurando atingir os objetivos definidos inicialmente. Para tanto o hospital deve ser administrado segundo critérios absolutamente adequados, essencialmente baseados nos pressupostos que caracterizam a moderna administração empresarial. A farmácia como órgão inserido e integrado ao hospital deve seguir as mesmas diretrizes.
A palavra administração é de origem latina e significa função que se desenvolve sob o comando do outro, um serviço que se presta ao outro. Portanto, a administração é um processo de planejar, organizar, liderar e controlar os esforços realizados pelos membros da organização e o uso de todos os recursos organizacionais (materiais, humanos e financeiros) para alcançar os objetivos estabelecidos.
A gerência é a arte de pensar, de decidir e de agir; é a arte de fazer acontecer, de obter resultados. Resultados que podem ser definidos, previstos, analisados e avaliados, mas que têm de ser alcançados através das pessoas e numa interação humana constante.
Basicamente as funções do administrador são: planejamento, organização, direção e controle. Quando consideradas como um todo forma o processo administrativo. Estas funções estão presentes em todas as áreas funcionais e compõem o conjunto básico de atividades a serem desempenhadas por qualquer administrador.
 

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