quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Tecnologia aliada à gestão

Empresas que investem continuamente em automação estão mais preparadas para enfrentar os desafios do mercado

foto: shutterstock
Para ampliar suas chances de sucesso, com certeza as empresas precisam ter alta produtividade, eficiência operacional, custos baixos, gerenciamento preciso de estoques e bom atendimento a clientes, fornecedores e parceiros comerciais. As que investem continuamente na automação e no gerenciamento de sua relação com seus parceiros comerciais e na integração plena na cadeia de suprimentos estão, sem dúvida, mais preparadas para enfrentar com sucesso os desafios conjunturais.
Quais os produtos mais vendidos, em que época do ano, em que dia da semana? há itens faltantes ou excedentes no estoque? A entrega está dentro do prazo acordado? respostas a perguntas como essas são fundamentais para entender o perfil de consumo (demanda), perceber rapidamente suas mudanças, ter sempre o mix mais adequado de mercadorias e, portanto, manter índices positivos de volume de vendas, inclusive em situações de queda do nível de atividade econômica. empresas que investem em sistema de automação comercial têm acesso a essas informações de forma muito mais rápida e, com isso, ganham uma vantagem competitiva perante os estabelecimentos comerciais que dependem de planilhas manuais.
"Um exemplo de como a automação é essencial para a produtividade e maior eficiência se encontra nos estabelecimentos varejistas, nos quais as cadeias de abastecimento se relacionam de modo direto com o consumidor final. A manutenção de operações rentáveis no comércio requer tomada de decisão imediata e frequente, envolvendo grande número de produtos e altas somas. É essencial, portanto, a disponibilidade de informações precisas e instantâneas. sem isso, é quase inviável manter o foco total no negócio e ter o tempo adequado para assuntos estratégicos, como a busca redobrada de clientes e o esforço multiplicado em marketing", explica Sérgio Ribinik, CEO da GS1 Brasil.
Para Ribinik, é justamente em momentos mais sensíveis, como de crise econômica, que as empresas, de todos os setores, têm de saber coletar, analisar e interpretar parâmetros macroeconômicos e traduzi-los como metas internas de produção, produtividade e eficiência. Para isso, são imprescindíveis as ferramentas de automação, capazes de proporcionar segurança e mais precisão nesses processos.
Feito para o setor
Ao escolher um software de gestão, deve-se avaliar se a desenvolvedora (empresa que produz o software) possui sistema customizado para o seu negócio. Além disso, é importante verificar qual o conhecimento da empresa desenvolvedora sobre as particularidades de sua área de atuação - sistemas desenvolvidos por empresas que não possuem analistas de negócios nos mais diversos segmentos costumam ser excessivamente genéricos, dificultando a operação cotidiana das empresas usuárias.
É importante verificar se a empresa fornecedora possui experiência comprovada em seu setor. É importante avaliar aspectos técnicos. O fornecedor deve garantir que é capaz de migrar seus sistemas legados para a nova plataforma ou integrar a nova solução à sua infraestrutura em uso. A estabilidade e a eficiência da solução, bem como o suporte (local e remoto) do fornecedor, devem ser garantidos por termos contratuais.
A Bematech oferece o Pharmacy, produto desenvolvido para farmácias e drogarias. A empresa acaba de lançar a terceira geração do Pharmacy, agora em versão web, que segue a tendência de formação de redes de farmácias e drogarias. A solução gerencia todas as operações de uma farmácia, inclusive compras e estoques, além do financeiro, e contempla todas as etapas de atendimento ao cliente.
Para redes de drogarias, o Pharmacy centraliza as informações para gestão integrada, propiciando maior visibilidade estratégica para seus usuários. Segundo o consultor da Bematech, Acácio Neiva, o Pharmacy é um software atual que permite ligar o varejista à cadeia de abastecimento, como atacadistas e laboratórios. Além disso, possibilita gerenciar políticas comerciais diferenciadas para convênios, facilita a operação de televendas, entre outros benefícios.
Unindo forças
Há mais de um ano, os associados da Federação Brasileira das Redes Associativistas de Farmácias (Febrafar) estão colhendo os frutos dos recursos da automação. A solução, feita sob medida para os associados, foi criada a partir de um conceito acadêmico e adaptada pela Pharma Link, empresa de soluções para o mercado farmacêutico, com o auxílio da Febrafar. Trata-se do Painel Gestão de Varejo (PGV), uma ferramenta para ajudar proprietários, administradores e profissionais financeiros a gerenciarem de maneira mais eficaz a farmácia ou drogaria. O PGV possibilita a todos adquirir conhecimentos, rever conceitos e assumir nova postura gerencial perante os negócios.
Segundo o gerente do produto na Febrafar, André Roberto Oliveira Costa, o PGV fornece informações sobre as vendas e despesas efetuadas mês a mês, aponta indicadores de eficiência do sistema operacional e financeiro da loja e, inclusive, possibilita um controle do estoque da farmácia com um nível de detalhamento que permite ao farmacista ter uma visão mais estratégica do estabelecimento.
Por meio do PGV, os profissionais conseguem 'enxergar' se suas vendas, custos e despesas (lucro líquido) estão fora da média de seu grupo na rede, identificam a curva ABC do estoque financeiro e a relação de produtos que não obtiveram giro no mês, análise esta essencial para que sejam promovidas ações corretivas e para que haja uma correta tomada de decisão. O PGV teve início em agosto do ano passado, em caráter piloto, em algumas lojas da Drogaria Total, associada ribeirão-pretana da Febrafar. Hoje já são mais de 454 lojas investindo no PGV.

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