quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Teste de Gerenciamento

1. Os principais indicadores que precisam ser gerenciados constantemente em uma farmácia são:

a) Lucratividade, faturamento, excedente de estoque, contas a pagar e receber, curva ABC, desempenho nas compras e controle de suas despesas.
b) Faturamento, controle das despesas, desconto concedido, contas a receber e a curva ABC.
c) Contas a receber, estoque, desconto nas compras, desempenho nas compras e fluxo de caixa.
d) Lucratividade, faturamento, desconto médio concedido, excedente de estoque, contas a pagar e receber, curva ABC, desempenho nas compras, desconto nas compras, ticket médio e controle de suas despesas.
2. Um aumento constante no faturamento é possível com: a) Planejamento visando metas, funcionários sendo treinados periodicamente, lay-out atualizado e um mix de produtos que respeite as necessidades e desejos de seus clientes.
b) Funcionários bem treinados, planejamento visando somente aumento nas vendas e ações de propaganda..
c) Vender somente produtos de alto valor agregado e treinar os funcionários.
d) Planejamento visando metas (em unidades e valores), funcionários treinados, áreas de vendas separadas, lay-out atualizado, mix de produtos que respeite as necessidades e as características de seus clientes e uma propaganda adequada.
3. Um indício certo de que a falta de gerenciamento está prejudicando a farmácia é quando: a) O número de clientes atendidos diminui e a lucratividade se mantém.
b) Quando começa haver excedente de estoque e aumento no faturamento.
c) Quando o faturamento cai, o número de clientes diminui e o ticket médio e lucro aumenta.
d) A lucratividade diminui, falta capital de giro, há um aumento nos custos, fluxo de caixa desalinhado e um aumento significativo no estoque.
4. O mais importante para sua farmácia é ter um aumento em: a) Faturamento e ticket médio.
b) Faturamento e lucratividade.
c) Número de clientes atendidos e faturamento.
d) Apenas no faturamento.
5. Para você conseguir competir em igualdade com um concorrente mais " forte" é preciso: a) Fazer exatamente o que ele faz.
b) Dar desconto em todos os produtos vendidos na farmácia.
c) Analisar somente seus pontos fortes e fazer igual.
d) Estar atento a sua política de venda, sempre analisando seus pontos fortes e fracos e procurando possíveis nichos de mercado que não confronte diretamente com ele.

Questões corretas


Questões

Acertou 1 questão (20%) Você deixa muito a desejar sobre como gerenciar corretamente sua farmácia.

Acertou 2 questões (40%)
Você pode estar começando a entender da necessidade de gerenciar melhor sua farmácia, porém, ainda há muito que melhorar.
Acertou 3 questões (60%)
Provavelmente você possui um gerenciamento razoável de sua farmácia, porém, é preciso melhorar.
Acertou 4 questões (80%)
Você está no caminho certo. Pense sempre em melhorar e analisar periodicamente as informações de sua farmácia e de seus concorrentes.
Acertou 5 questões (100%)
Se você coloca em prática tudo o que respondeu, parabéns. 


 VEJA AS RESPOSTAS CORRETAS

Gerenciamento


1. Os principais indicadores que precisam ser gerenciados constantemente em uma farmácia são:
d) Lucratividade, faturamento, desconto médio concedido, excedente de estoque, contas a pagar e receber, curva ABC, desempenho nas compras, desconto nas compras, ticket médio e controle de suas despesas.

2. Um aumento constante no faturamento é possível com:d) Planejamento visando metas (em unidades e valores), funcionários treinados, áreas de vendas separadas, lay-out atualizado, mix de produtos que respeite as necessidades e as características de seus clientes e uma propaganda adequada.
3. Um indício certo de que a falta de gerenciamento está prejudicando a farmácia é quando:d) A lucratividade diminui, falta capital de giro, há um aumento nos custos, fluxo de caixa desalinhado e um aumento significativo no estoque.
4. O mais importante para sua farmácia é ter um aumento em:b) Faturamento e lucratividade.
5. Para você conseguir competir em igualdade com um concorrente mais " forte" é preciso:d) Estar atento a sua política de venda, sempre analisando seus pontos fortes e fracos e procurando possíveis nichos de mercado que não confronte diretamente com ele.
*Fonte: Adriano Roberto Schinetz é especialista em planejamento, é diretor e consultor da Economic Consultoria e Assessoria, formado em economia é pós-graduado em Gestão Financeira e atua no mercado farmacêutico há 12 anos.















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