Gestão Farmacêutica
quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
Teste de Gerenciamento
1.
Os principais indicadores que precisam ser gerenciados constantemente em uma farmácia são:
a)
Lucratividade, faturamento, excedente de estoque, contas a pagar e receber, curva ABC, desempenho nas compras e controle de suas despesas.
b)
Faturamento, controle das despesas, desconto concedido, contas a receber e a curva ABC.
c)
Contas a receber, estoque, desconto nas compras, desempenho nas compras e fluxo de caixa.
d)
Lucratividade, faturamento, desconto médio concedido, excedente de estoque, contas a pagar e receber, curva ABC, desempenho nas compras, desconto nas compras, ticket médio e controle de suas despesas.
2. Um aumento constante no faturamento é possível com:
a)
Planejamento visando metas, funcionários sendo treinados periodicamente, lay-out atualizado e um mix de produtos que respeite as necessidades e desejos de seus clientes.
b)
Funcionários bem treinados, planejamento visando somente aumento nas vendas e ações de propaganda..
c)
Vender somente produtos de alto valor agregado e treinar os funcionários.
d)
Planejamento visando metas (em unidades e valores), funcionários treinados, áreas de vendas separadas, lay-out atualizado, mix de produtos que respeite as necessidades e as características de seus clientes e uma propaganda adequada.
3. Um indício certo de que a falta de gerenciamento está prejudicando a farmácia é quando:
a)
O número de clientes atendidos diminui e a lucratividade se mantém.
b)
Quando começa haver excedente de estoque e aumento no faturamento.
c)
Quando o faturamento cai, o número de clientes diminui e o ticket médio e lucro aumenta.
d)
A lucratividade diminui, falta capital de giro, há um aumento nos custos, fluxo de caixa desalinhado e um aumento significativo no estoque.
4. O mais importante para sua farmácia é ter um aumento em:
a)
Faturamento e ticket médio.
b)
Faturamento e lucratividade.
c)
Número de clientes atendidos e faturamento.
d)
Apenas no faturamento.
5. Para você conseguir competir em igualdade com um concorrente mais " forte" é preciso:
a)
Fazer exatamente o que ele faz.
b)
Dar desconto em todos os produtos vendidos na farmácia.
c)
Analisar somente seus pontos fortes e fazer igual.
d)
Estar atento a sua política de venda, sempre analisando seus pontos fortes e fracos e procurando possíveis nichos de mercado que não confronte diretamente com ele.
Questões corretas
Questões
Acertou 1 questão (20%)
Você deixa muito a desejar sobre como gerenciar corretamente sua farmácia.
Acertou 2 questões (40%)
Você pode estar começando a entender da necessidade de gerenciar melhor sua farmácia, porém, ainda há muito que melhorar.
Acertou 3 questões (60%)
Provavelmente você possui um gerenciamento razoável de sua farmácia, porém, é preciso melhorar.
Acertou 4 questões (80%)
Você está no caminho certo. Pense sempre em melhorar e analisar periodicamente as informações de sua farmácia e de seus concorrentes.
Acertou 5 questões (100%)
Se você coloca em prática tudo o que respondeu, parabéns.
VEJA AS RESPOSTAS CORRETAS
Gerenciamento
1.
Os principais indicadores que precisam ser gerenciados constantemente em uma farmácia são:
d)
Lucratividade, faturamento, desconto médio concedido, excedente de estoque, contas a pagar e receber, curva ABC, desempenho nas compras, desconto nas compras, ticket médio e controle de suas despesas.
2. Um aumento constante no faturamento é possível com:
d)
Planejamento visando metas (em unidades e valores), funcionários treinados, áreas de vendas separadas, lay-out atualizado, mix de produtos que respeite as necessidades e as características de seus clientes e uma propaganda adequada.
3. Um indício certo de que a falta de gerenciamento está prejudicando a farmácia é quando:
d)
A lucratividade diminui, falta capital de giro, há um aumento nos custos, fluxo de caixa desalinhado e um aumento significativo no estoque.
4. O mais importante para sua farmácia é ter um aumento em:
b)
Faturamento e lucratividade.
5. Para você conseguir competir em igualdade com um concorrente mais " forte" é preciso:
d)
Estar atento a sua política de venda, sempre analisando seus pontos fortes e fracos e procurando possíveis nichos de mercado que não confronte diretamente com ele.
*Fonte: Adriano Roberto Schinetz é especialista em planejamento, é diretor e consultor da Economic Consultoria e Assessoria, formado em economia é pós-graduado em Gestão Financeira e atua no mercado farmacêutico há 12 anos.
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