quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Como a nova lei dos medicamentos deve impactar o treinamento das equipes

Determinação da Anvisa traz a necessidade de termos equipes bem treinadas e capazes de oferecer, com segurança e confiança, o melhor medicamento ao consumidor.

Com a nova lei que obriga as farmácias e drogarias a venderem todo e qualquer medicamento atrás do balcão, fica a dúvida na cabeça do consumidor: quando peço um medicamento, sem prescrição médica, o atendente ou farmacêutico me oferece um que atenda à minha necessidade com preço justo ou um que traz mais vantagem em termos de lucro para a farmácia? Para que os atendentes e farmacêuticos de nossas lojas consigam vender o melhor medicamento, demonstrando a confiança e a segurança que o consumidor exige, precisamos que eles entendam a intenção da nova lei: prezar pelo uso racional dos medicamentos, evitando a automedicação por parte dos consumidores. Para que nossa equipe tenha isso em mente e aplique este pensamento no dia a dia de trabalho, precisamos oferecer-lhe um treinamento eficaz, de qualidade e atualizado com as mudanças do mercado farmacêutico. Os consumidores que compram um medicamento sem prescrição médica buscam o alívio a uma dor ou incômodo, sem a necessidade de consultar um médico, preço justo por um bom produto, além de rapidez e confiança no atendimento recebido na loja. Para que possamos atender às necessidades dos consumidores e vender o melhor medicamento, nossa equipe precisa estar capacitada para prestar um atendimento ágil, de qualidade e que demonstre confiança ao consumidor. Mas esta tarefa não é fácil, uma vez que existe um grande número de medicamentos semelhantes que não exigem receita médica, constantes lançamentos no mercado, opções de genéricos e similares, além das mais diversas possibilidades de uso de um mesmo medicamento. Assim, seguem quatro dicas para focar o treinamento de nossos funcionários, visando um atendimento com qualidade e confiança por parte do consumidor, garantindo que nossa equipe demonstre que ele está levando o melhor medicamento para sua necessidade: - o pleno entendimento, não apenas da nova lei, mas de qual é a sua real intenção vista pelo prisma do consumidor, deve estar muito claro para toda a equipe; - constante reciclagem sobre os novos medicamentos lançados no mercado e diferenciais entre produtos semelhantes, para que o cliente enxergue sua equipe como atualizada e confiável; - foco no atendimento de qualidade, prezando pela rapidez na resolução do problema do cliente e demonstrando entendimento profundo das suas necessidades; - e por último, mas de grande importância, esforços para uma comunicação assertiva, clara e segura por parte de nossa equipe com o cliente, aumentando tanto a sua satisfação com a compra em nossa loja quanto as possibilidades de uma recompra em outra ocasião. Estas dicas, incorporadas corretamente aos treinamentos já oferecidos às equipes das farmácias e drogarias, podem contribuir para o aumento das vendas de medicamentos em nossa loja e para a maior satisfação e confiança do consumidor.

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