Em qualquer empresa, de qualquer ramo, o Planejamento Estratégico constitui uma ferramenta de gestão imprescindível, facilitando o processo de desenvolvimento dos trabalhos e os resultados obtidos. As conseqüências de um bom planejamento são obvias:
- aproveitamento das oportunidades identificadas no mercado;
- atuação pró ativa encima das fraquezas identificadas;
- espírito de corpo, de união, em torno dos objetivos traçados;
- monitoramento dos indicadores vitais do negócio;
- outros.
- ela esta enfrentando grandes corporações com grande poder de barganha, muito conhecidas e reconhecidas no mercado;
- já que os concorrentes não são fracos, empresas pequenas precisam avaliar adequadamente qual será o seu posicionamento, quem sabe até trabalhando diferenciais onde os grandes têm muita dificuldade, quer pela inércia, pela burocracia, arrogância ou qualquer outro impeditivo;
- justamente pelo fato de que o mercado vive uma concorrência muito acirrada, o pequeno precisa avaliar com cuidado, incorporar noções de profissionalização;
- Praticar gerenciamento com base em dados e fatos, minimizar os erros, maximizando os acertos.
Será também um bom referencial para os clientes, fornecedores, e parceiros em geral, facilitando o entendimento sobre a identidade da empresa, seus objetivos, que posição que pretende ocupar no mercado.
O conteúdo também precisa ser refletido no material de comunicação. Existem muitas situações, até mesmo envolvendo empresas de médio porte, onde o Planejamento fica muito prejudicado devido ao fato de que a empresa não conhece os seus rumos, o que presume a necessidade de um bom trabalho envolvendo Visão, Missão e Valores.
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