quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

TESTE SEUS CONHECIMENTOS EM GESTÃO

Saiba um pouco mais sobre diferenciações estratégicas em sua farmácia





1. Para se elaborar uma estratégia competitiva é preciso:
a) Ter um diagnóstico detalhado de sua farmácia e somente de seu concorrente.
b) Conhecer profundamente as principais ações de seus concorrentes e seguir a mesma linha estratégica.
c) Somente ter um profundo conhecimento de seu mercado
d) Ter um diagnóstico detalhado de sua farmácia e do mercado em que atua.


2. Antes de uma ação estratégica é preciso ter informações confiáveis das: a) Necessidades dos clientes e principalmente da própria farmácia.
b) Somente as necessidades dos clientes, pois é por meio deles que melhoro meu posicionamento no mercado.
c) Somente as necessidades da farmácia.
d) Necessidades dos clientes, dos concorrentes e principalmente da própria farmácia.
3. Uma ação estratégica tenderá a ter resultados satisfatórios a partir do momento que a farmácia obtenha: a) Funcionários bem treinados e um profundo conhecimento de seus concorrentes.
b) Funcionários bem treinados, prestação de serviços diferenciados e um profundo conhecimento de seus clientes.
c) Um profundo conhecimento de sua própria farmácia.
d) Layout diferenciado, produtos diferenciados e um profundo conhecimento de sua própria farmácia.
Estão corretas as alternativas
A e D.
A e B.
B e C.
B e D.
C e D
4. As ações estratégicas devem estar limitas somente as áreas: a) De vendas e financeira.
b) A todas as áreas consideradas de vital importância para o bom andamento da empresa como vendas, finanças, compras e RH.
c) Somente à área de vendas, pois é ela que dita os resultados da farmácia.
d) Somente à área financeira, pois é por meio dela que são distribuídos os recursos necessários para o bom andamento da farmácia.
5. Podemos, então, considerar uma ação estratégica competitiva como: a) Uma combinação de fatores e ações desenvolvidas por uma empresa para ampliar ou manter seu negócio e suas vantagens competitivas de forma sustentável frentes aos seus principais concorrentes.
b) Uma combinação de fatores e ações desenvolvidas pelos concorrentes e por seus clientes para ampliar ou manter seu negócio e suas vantagens competitivas de forma sustentável frentes aos seus principais concorrentes.
c) Uma combinação de fatores que visam promover cada vez mais a satisfação de seus clientes.
d) Uma combinação de fatores que visam principalmente eliminar a concorrência desleal no mercado farmacêutico.

Questões corretas
Questões
Não acertou nada
Você não conhece nada de ações estratégicas.
Acertou 20% (1 questão)Você precisa melhorar muito seu conhecimento sobre ações estratégicas.

Acertou 40% (2 questões)Provavelmente você já leu ou até mesmo colocou em prática alguma ação estratégica em sua farmácia, porém, é preciso melhorar muito.
Acertou 60% (3 questões)Sua farmácia já deve trabalhar ou ter trabalhado com ações estratégicas. Aprimore melhor sua base de informações e suas ações.
Acertou 80% (4 questões)Com certeza você já cria e coloca em prática ações estratégicas para obter melhores resultados. Sempre análise seus resultados e modifique-as quando necessário.
Acertou 100% (5 questões)Você provou que tem conhecimento para elaborar ações estratégicas para sua farmácia, porém, é preciso colocar em prática. Se você o faz, com certeza está apto a competir de forma leal com seus principais concorrentes.
Fonte: Adriano Roberto Schinetz é especialista em planejamento, é diretor e consultor da Economic Consultoria e Assessoria, formado em economia é pós-graduado em Gestão Financeira e atua no mercado farmacêutico há 12 anos.

3 comentários: